quarta-feira, 30 de maio de 2012



Saiba o que não pode faltar na inscrição do Enem 2012
Para quem pretende se inscrever no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012, a dica é agilizar a documentação obrigatória. Confira dicas de como tirar os documentos e se inscrever na prova 
As inscrições do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) começam em breve. Para realizá-la, os estudantes devem estar atentos a algumas informações muito importantes, como a documentação exigida, o valor da inscrição ou a isenção dessa taxa. Todos esses dados são de inteira responsabilidade dos participantes da prova, por isso, confira muito atentamente suas informações especialmente seu nome, número de CPF, RG e data de nascimento.

Como funciona a inscrição do Enem 2012:

Para realizar sua inscrição no Enem 2012 é necessário possuir o número do RG e CPF. Todos os dados que você oferecer são de sua responsabilidade, por isso, muita atenção. O Inep, órgão do MEC responsável pelo Enem, não se responsabiliza por informações incorretas ou não recebidas por motivos de ordem técnica, como falhas de computadores. Qualquer necessidade de alteração de informações cadastrais deve ser feita no site do Inep. Estudantes de instituições públicas de ensino federais, estaduais e municipais e aqueles que concluíram o ensino médio em anos anteriores e comprovem a impossibilidade de pagamento por meio da declaração de carência disponível no sistema de inscrição estão isentos do pagamento da taxa de inscrição da prova.

Como fazer o CPF

O cadastro de pessoa física (CPF) pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, com o custo máximo de R$ 5,70. É preciso levar um documento que comprove a filiação (certidão de nascimento ou RG) de quem solicita o documento. Menores de 16 anos devem levar, além dessas informações, um documento de identificação dos pais ou responsáveis. Maiores de 18 que ainda não têm o CPF devem possuir o título de eleitor e levá-lo no ato de cadastramento.

Não fiz o CPF, e agora?

Se você se esqueceu de fazer seu CPF e o prazo de inscrições do Enem estiver se acabando, não se preocupe. Vá à agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios mais próxima de você e faça seu documento.
Mesmo que ele não chegue a tempo para a inscrição do Enem, você pode consultar o número do documento pela internet. Consulte "em cidadão", "consulta andamento de pedido de CPF". No site da Receita Federal, o número estará disponível em até 48 horas após a solicitação, exceto se o pedido tiver sido realizado em uma loja franqueada dos Correios que pode demorar em média 15 dias.
Enem 2012
Inscrição Enem 2012: 28 de maio até o dia 15 de junho.
Provas: 3 e 4 de novembro
Gabarito: 7 de novembro
Resultado: 28 de dezembro

E aqui fica a pergunta! Para você qual a importância do ENEM?

Mensagem compartilhada pelo professor Caio Ponciano
FONTE: http://noticias.universia.com.br


segunda-feira, 28 de maio de 2012



O Bullying é forma intencional ou repetitiva de agressões verbais ou físicas, que acontecem sem nenhum tipo de motivação, tendo como consequência dor e angústia da parte das vítimas. Esse é o conceito de bullying ou assédio escolar como muitos chamam pela assiduidade com que acontecem nas escolas, principalmente entre crianças.
          Uma pesquisa feita em 2010 revelou que o bullying ocorre principalmente entre alunos de 5ª e 6ª séries tanto nas escolas públicas e particulares, e os “bulles”(praticantes) são principalmente as próprias crianças. A pergunta é: o que faz uma criança praticar bullying? Essas pessoas possuem algumas características: pertencem a famílias desestruturadas; passaram por traumas familiares; têm afetividade escassa ou quase inexistente. Ou seja, em resumo, a criança tenta fazer aquilo que passa ou passou, fazer alguém viver o que ela viveu, para talvez ter a simples satisfação de que não está só ou esteve naquela situação. Mas o que se torna essa prática ainda mais cruel é que as
vítimas são pessoas tímidas que têm medo de reagir ou são inseguras sem nenhum poder de reação. Como consequência, tem-se desde a isolação da sociedade à tentativa de homicídio ou suicídio.
O bullying é algo inadmissível. É uma falta de respeito com as pessoas que são iguais a todos em direitos e deveres. O bullying tem que ser denunciado recebendo assim, penalidades desde pagamentos com trabalhos educativos à prisão, usando desses métodos para mostrar que todos têm que ser respeitados.
BULLYING É CRIME.

Bullying - Karine Rebouças dos Anjos 3º ano C

Mensagem compartilhada pelo professora Marcia Manuella

sexta-feira, 25 de maio de 2012



(...)
"E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia - disse a raposa.
- Bom dia - respondeu polidamente o principezinho que se voltou mas não viu nada.
- Eu estou aqui - disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? - perguntou o principezinho.
- Tu és bem bonita.
- Sou uma raposa - disse a raposa.
- Vem brincar comigo - propôs o princípe
- estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo - disse a raposa. - Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa - disse o principezinho.
Após uma reflexão, acrescentou:
- O que quer dizer "cativar"?
- Tu não és daqui - disse a raposa. - Que procuras?
- Procuro amigos - disse. - Que quer dizer cativar?
- É uma coisa muito esquecida - disse a raposa. - Significa "criar laços"...
- Criar laços?
- Exatamente. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessiddade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo...
Mas a raposa voltou a sua idéia:
- Minha vida é monótona. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei o barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora como música. E depois, olha! Vês, lá longe, o campo de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelo cor de ouro. E então serás maravilhoso quando me tiverdes cativado. O trigo que é dourado fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento do trigo...
A raposa então calou-se e considerou muito tempo o príncipe:
- Por favor, cativa-me! - disse ela.
- Bem quisera - disse o príncipe - mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa. - Os homens não tem tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me!
- Os homens esqueceram a verdade - disse a raposa. - Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
"Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas...Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única, e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito; mas não há os que não levam nada. Há os que deixam muito; mas não há os que não deixam nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente que duas almas não se encontram ao acaso." "Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas...Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única, e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito; mas não há os que não levam nada. Há os que deixam muito; mas não há os que não deixam nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente que duas almas não se encontram ao acaso.

Autor: Antoine de Saint-Exupéry

Mensagem compartilhada pelo professor Caio Ponciano

quarta-feira, 16 de maio de 2012



“Minha querida menina, no dia que você perceber que estou envelhecendo, eu peço a você para ser paciente, mas acima de tudo, tentar entender pelo o que estarei passando.

Se quando conversarmos, eu repetir a mesma coisa dezenas de vezes, não me interrompa dizendo: “Você disse a mesma coisa um minuto atrás”. Apenas ouça, por favor. Tente se lembrar das vezes quando você era uma criança e eu li a mesma história noite após noite até você dormir.

Quando eu não quiser tomar banho, não se zangue e não me encabule. Lembra de quando você era criança eu tinha que correr atrás de você dando desculpas e tentando colocar você no banho?

Quando você perceber que tenho dificuldades com novas tecnologias, me dê tempo para aprender e não me olhe daquele jeito...lembre-se, querida, de como eu pacientemente ensinei a você muitas coisas, como comer direito, vestir-se, arrumar seu cabelo e lhe dar com os problemas da vida todos os dias...o dia que você ver que estou envelhecendo, eu lhe peço para ser paciente, mas acima de tudo, tentar entender pelo o que estarei passando.

Se eu ocasionalmente me perder em uma conversa, dê-me tempo para lembrar e se eu não conseguir, não fique nervosa, impaciente ou arrogante. Apenas lembre-se, em seu coração, que a coisa mais importante para mim é estar com você.

E quando eu envelhecer e minhas pernas não me permitirem andar tão rápido quanto antes, me dê sua mão da mesma maneira que eu lhe ofereci a minha em seus primeiros passos.

Quando este dia chegar, não se sinta triste. Apenas fique comigo e me entenda, enquanto termino minha vida com amor. Eu vou adorar e agradecer pelo tempo e alegria que compartilhamos. Com um sorriso e o imenso amor que sempre tive por você, eu apenas quero dizer, eu te amo minha querida filha.”

Fonte: Spring in the Air

 Mensagem compartilhada pelo professor Caio Ponciano

quinta-feira, 10 de maio de 2012



Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito: “Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes”.
No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:
- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso ?
- Ainda bem que esse infeliz morreu !
Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.
A pergunta ecoava na mente de todos: “Quem está nesse caixão”?
No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo… Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo.
“SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA,
QUANDO SUA EMPRESA MUDA,
QUANDO SEUS PAIS MUDAM,
QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA.
SUA VIDA MUDA… QUANDO VOCÊ MUDA!
VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA.”
O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando “você muda”.
Crônica de Luís Fernando Veríssimo



Mensagem compartilhada pelo Professor Márcio Vírginio

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Não posso te dar o mar 
Uma estrela, o céu ou o infinito
Só o que posso, é te amar,
E fazer com que seja o mais bonito
Posso não ser teu maior orgulho
Nem o que você queria
Mas uma coisa eu te garanto
Como eu te amo, ninguém amaria
Você é como um sonho
Que virou realidade
Pois com você aprendi
A amar de verdade
Você me apareceu
Quando mais precisei
Um beijo então me deu
E por você me apaixonei
Tudo aconteceu 
No flash de um olhar
Nem era pra ser assim
Na amizade devia ficar
Um beijo e uma poesia
Fez eu me apaixonar
Um sorriso a luz do dia
Em você pude notar
Agora, menino-homem eu sou
E sei que por mim você chorou 
Mas, mesmo eu tendo te magoado
Você foi e me perdoou.
Achei que fosse acabar ali
Pois fui fraco e cai
Mais você foi me ajudar
E consegui me levantar
Inúmeras vezes penso em você
Penso a toda hora,
Se um dia você for embora,
O que vai acontecer ?
Com você ao meu lado
Tudo posso fazer
E se você for embora
Eu só conseguirei sofrer
Pois sem você eu não sou nada
Perco todo o meu valor
Serei apenas um garoto
Que perdeu um grande amor
Não sou um Don Juan
Muito menos um garanhão
Sou um jovem apaixonado
Que chora de emoção
Quando posso te ouvir
Me chamando de mozão
Dizendo que me ama
E cantando nossa canção
Por isso vim te dizer
Com essa cara de bobão,
Luana eu te amo,
Do fundo do meu coração.